Teve lugar no dia de ontem a prova de Águas Abertas MIUS – Madeira Island Ultra Swim, cuja organização esteve a cargo da Associação de Natação da Madeira.
O nosso clube optou pelas distâncias oficiais na modalidade de Águas Abertas integradas nesta competição: 10000m e 5000m tendo alguns nadadores, por opção pessoal ou por imperativo do regulamento, participado na prova de 1000m. Logo pelas 9.00h partiam de Câmara de Lobos rumo ao Funchal Rodrigo Rodrigues e Joana Sousa. O primeiro viria a terminar a prova dos 10 Km em 1º lugar na categoria juvenil (5º na geral) com a marca de 2:53.06. Joana percorreu a distância em 2:54.10 classificando-se em 2º lugar na categoria juvenil e 6º lugar na geral. Muito bons resultados atendendo a que se trata da primeira vez que os nossos atletas nadam esta distância.
Cerca das 10.00h saíam da Ponta Gorda com destino ao Funchal para cumprir a distância de 5 Km, Pedro Rodrigues, Emanuel Vieira, Jéssica Luís e Filipa Jesus. Emanuel com a marca de 1:18.13 classificou-se em 2º lugar na categoria juvenil (5º na geral) e Pedro coma a marca de 1:38.29 obteve o 3º lugar na categoria júnior masculina (43º na geral). Por seu turno, no sector feminino Jéssica teve o registo de 1:23.54, classificando-se em 1º lugar na categoria de juniores (7ª da geral) e Filipa com 1:24.36 classificou-se em 5º lugar na categoria juvenil feminina (8ª da geral).
Por último na prova de 1000m – percurso entre a Barreirinha e o cais do Funchal - marcaram presença Pedro Lopes, Gonçalo Santos, Derek Freitas, Silvana Silva e Gabriela Silva. Destacamos as vitórias absolutas de Pedro Lopes no sector masculino com 19.07 e Silvana Silva com 19.38. Gonçalo Santos com a marca de 19.14 classificou-se em 1º lugar nos iniciados masculinos e 2º na geral, Gabriela Silva com 22.07 obteve o 2º lugar na categoria de juniores femininos (5ª na geral) e Derek Freitas percorreu a distância em 29.36 sendo o 9º Master A masculino.
Cabe aqui fazer uma referência à prova de Pedro Rodrigues que participou nos 5000m. Liderou a prova a par com outro nadador pertencente ao Sporting Clube de Braga. A cerca de 1000m da chegada quando se preparava para contornar a bóia (em frente à Barrerinha) onde deveria fazer a inversão de sentido, recebeu instruções de uma embarcação afeta à organização para continuar a nadar em frente e contornar a última bóia (na zona do Lazareto). Acrescentou cerca de 1600m à distância inicial e passou do provável 1º ou 2º lugar para o penúltimo lugar da classificação. Enfim, é sempre uma situação a lamentar uma vez que a preparação para esta prova foi planeada atempadamente e a assiduidade e empenhamento dos atletas superou as expetativas. O Pedro merecia um resultado à altura das suas capacidades e que aliás já nos tem habituado.
Gostaríamos de deixar aqui um agradecimento ao Prof. Duarte Mendonça: foi inexcedível nos treinos de mar, nomeadamente no acompanhamento dos nossos atletas através de caiaque;
Por último agradecemos a colaboração de algumas pessoas e instituições que ajudaram sobremaneira no processo de preparação para esta prova:
- João Augusto Jesus
- José António Gouveia
- Centro Treino Mar
- Frente Mar Funchal

Siga-nos no Facebook

  • Escola da Apel
  • Optica da Sé
  • Tecnopizza
  • Farmácia Nova da Penteada
  • Super São Roque
  • Paulo Mendes & Correia
  • Emviagem - Travel Solutions
  • Beer Garden
  • inmadeira
  • Nearsoft

    Contactos

    Caminho de São Roque 121
    9020-122 Funchal
    Madeira, Portugal

    Telefone: 291 743 060

    Email: geral@cdsaoroque.com

    Horário Administrativo
    14h30 às 19h30

    Subscreva